Jovem Digital é lançado em Roraima com foco em empregabilidade e tecnologia social
« Voltar · 15/MAI/2025
Na noite de 14 de maio de 2025, a Escola Estadual Professora Maria das Neves Rezende, em Boa Vista, foi palco do lançamento oficial do Projeto "Jovem Digital – Qualificação Digital para Geração de Renda". Com presença de jovens participantes, familiares, educadores e representantes institucionais, o evento marcou o início de uma jornada formativa voltada à empregabilidade, autonomia e uso estratégico da tecnologia por jovens em situação de vulnerabilidade social.
O programa, executado pela Fundação Ajuri e financiamento do Instituto Cooperforte, conta com o apoio de diversos parceiros, como Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social - Setrabes, por meio do Sine, Secretaria Estadual de Educação -Seed-RR, Instituto Euvaldo Lodi - IEL-RR, Movimento ID, co.liga e Agência Arcus.
A proposta pedagógica contempla uma carga horária de 216 horas e prioriza o uso do celular como principal ferramenta de criação e geração de renda, integrando áreas como Cidadania e direitos sociais, Empreendedorismo e educação financeira, Produção audiovisual, fotografia e edição de vídeo, Design gráfico, marketing digital e redes sociais, Aplicações práticas de inteligência artificial na criação de conteúdo.
Foco na empregabilidade e na inclusão
O projeto tem a meta de inserção de pelo menos 70% dos alunos no mercado de trabalho, seja como autônomos, empreendedores ou contratados formais e como foco de público alvo a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade, conectando educação, tecnologia e mercado.
Escolas do Ensino Médio foram priorizadas
Foram priorizadas no projeto alunos concluintes do Ensino Médio das escolas Maria das Neves Rezende, Carlos Casadio, Major Alcides e Antônio Carlos Natalino.
Listar Todas as Novidades