• Home
  • /
  • Novidades
  • /
  • Fundação Ajuri presta homenagem aos povos indígenas
  • Fundação Ajuri presta homenagem aos povos indígenas
    « Voltar · 19/ABR/2021

    A maior parte dos colaboradores da Ajuri atualmente são indígenas formados ou em formação pela Ufrr

     

    COMPARTILHE:

     

    No dia em que celebra o dia do índio, 19 de abril, a Fundação Ajuri presta uma singela homenagem a todos os povos indígenas pelo seu dia, com um café da manhã com seus colaboradores. Na nova fase de reestruturação que a Ajuri vem passando, parte dos colaboradores e parceiros são indígenas formados ou em formação pela Universidade Federal de Roraima – UFRR.

    De acordo com o Diretor da Fundação Ajuri, Professor Ariosmar Barbosa, “a gestão administrativa da Fundação Ajuri tem semelhança com a gestão das organizações indígenas que defendem os direitos dos povos indígenas. Portanto, o conhecimento adquirido na Fundação poderá contribuir para um movimento indígena mais forte, já que possibilitará a prática de indígenas na gestão de organizações sociais”.

    Barbosa ressalta ainda que os colaboradores estão atuando voluntariamente nesse primeiro momento e que a expectativa é que futuramente eles sejam contratados para ajudarem os novos convênios e projetos que a Fundação pretende celebrar nessa nova fase de reestruturação. “O aprendizado dos jovens indígenas está sendo fundamental para que futuramente tenhamos bons profissionais atuando”, frisou Barbosa.

     

    Por que 19 de abril é o Dia do Índio?

    O 19 de abril remete ao dia em que delegados indígenas, representantes de várias etnias de países como o Chile e o México, reuniram-se, em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Essa reunião tinha o propósito de discutir várias pautas a respeito da situação dos povos indígenas após séculos de colonização e da construção dos Estados Nacionais nas Américas. A partir do ano seguinte, vários países do continente americano passaram a incluir em seus calendários o 19 de abril como dia de homenagem aos povos nativos ou indígenas.

    No caso do Brasil, o Dia do Índio foi instituído via decreto-lei, em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, que exercia o poder de forma autoritária no chamado Estado Novo.

     

    Listar Todas as Novidades
Receba as últimas novidades em seu e-mail.